Blog da Fisioterapia Tudo sobre Massagem Terapêutica e Preparação Corporal com o Fisioterapeuta Glauco Muller Bottura

Um belo dia você acorda e decide que chegou a hora de levantar do sofá e por o corpo pra suar. Não demora muito e vem as dores que resultam da nova dose de esforço muscular e de um ritmo metabólico que ainda não se ajustou à nova rotina. Esse é um momento importante visto que, é quando a maioria das pessoas se desanima e tende a interromper a atividade escolhida.

Nessa etapa inicial a Massagem Terapêutica é muito benéfica no controle dos processos inflamatórios que acompanham o stress físico, graças aos efeitos tanto na drenagem do sangue venoso quanto na irrigação arterial, a compressão manual sobre os músculos inflamados proporciona alívio e energia. A partir daí você volta a se animar e quando percebe já atingiu um nível muito bom de performance e resistência, e agora suas atividades diárias são realizadas com aquele vigor que tanto desejava.

Mas, de fato, o aumento da exigência física pode oferecer certos riscos ao nosso corpo. Nossas articulações começam a receber um impacto maior do que estava acostumado até então, enquanto os músculos ainda "lutam" para acertar a coordenação motora. Nessa fase, o aumento do tônus muscular pode trazer certos desconfortos ao eleger focos de tensão em áreas como a lombar e a cervical na coluna vertebral.

O corpo agora precisa se "realinhar", os movimentos da Massagem fornecem elasticidade aos músculos tensos e suavizam os efeitos da sobrecarga de treino. Problemas como Fascites Plantares; Bursites e Tendinites; Ciáticos e até mesmo Hérnias de Disco podem se tornar perigos em potencial. Atualmente é maior o número de pessoas que começam a procurar alguma modalidade esportiva, mas ainda sofremos com o sedentarismo, só no estado de São Paulo são 16% de obesos e 48% com sobrepeso segundo pesquisa do Ministério da Saúde. Portanto esse corpo precisa de cuidados e não precisa esperar por sinais de fadiga, queda de rendimento e muito menos as lesões.

Chega a ser curioso o fato de que o maior efeito da Massagem Terapêutica está na prevenção do desgaste físico e tal paradoxo se torna cada vez mais evidente a medida que começa a fazer parte do programa de treinamento. Vamos deixar de lado o conceito de que saúde é apenas a ausência de sintomas e sim o pré-requisito para um estilo de vida que prioriza a liberdade de usar o corpo como fonte de prazer e autonomia.