Preparação Corporal Fisioterapia Esportiva

 

PREPARAÇÃO PARA ATLETAS

A vida de um atleta é pautada por uma rotina diária de treinos e competições que apesar de lhe conferir condicionamento e habilidades técnicas, pode oferecer também grandes níveis de stress físico e emocional.

FADIGA MUSCULAR / OVERTRAINING

Uma das maiores preocupações é o overtraining, que atualmente aponta como um dos principais fatores da queda de rendimento esportivo e que surge em maior porcentagem nos atletas de alto rendimento.

O volume de treinamento excessivo do aparelho locomotor compromete a espontaneidade do relaxamento físico e mental deixando-o em contínuo estado de alerta, dessa forma as fibras musculares e as estruturas articulares e ligamentares continuam tensionadas mesmo no repouso, levando o corpo do atleta a um estado de fadiga e cronificação que poderá prejudicar seu rendimento, aumentar seu tempo de recuperação e diminuir seu prazer na prática desportiva.

Por atleta, eu me refiro a todos (as) profissionais dos mais diversos esportes, além de dançarinos (as) e bailarinos (as); artistas circenses; praticantes de Crossfit, corrida e lutadores de artes marciais.

A Massagem Terapêutica e a Reorganização Postural restauram as qualidades elásticas e tensíveis dos músculos e das fáscias ao mesmo tempo que reduzem os efeitos nocivos nos ossos e articulações gerados pelos ciclos repetitivos de impacto e compressão durante os treinos e competições.

PREPARAÇÃO PARA CIA DE DANÇA / TEATRO

O ofício de atuar e dançar demanda uma coordenação sublime entre respiração, fala e movimento.
Uma coluna vertebral longa em sua verticalidade e ao mesmo tempo flexível na sua capacidade de adaptação, pode curvar-se em todos os níveis e modificar sua forma sempre que necessário.

Enquanto atores se utilizam dessas interações para ampliar o tempo de discurso da palavra (ação abdominal associada ao tempo expiratório da respiração), bailarinos se beneficiam de tais qualidades para aprimorar os impulsos e impactos contra o solo se prevenindo de lesões que poderiam comprometer suas performances.